terça-feira, 19 de junho de 2007

Ficha Técnica n.º 1 - Jantes


Um dos componentes mais importantes dos nossos Land Rover, quer para a segurança e conforto dos passageiros, quer para o próprio design e estilo exteriores, são as jantes. Sejam elas de liga leve ou de aço, têm algumas características e especificações técnicas que procuraremos descrever nesta ficha técnica, assim como vantagens e inconvenientes.

As jantes são, antes de mais, os componentes do veículo que suportam os pneus. Dependendo das suas características, poderão incrementar o seu desempenho, permitir uma condução mais segura e minimizar o desgaste dos pneus, quer em estrada, quer na prática de todo-o-terreno.

Para uma utilização maioritariamente em estrada, as jantes de liga leve são as mais aconselhadas, dado o seu reduzido peso, desenho e composição. Assim, para além da economia de peso e consequente redução de consumo de combustível, também o desenho da jante e a sua composição em metais com grande capacidade de dissipação de calor, maioritariamente em alumínio (cerca de 80%) e outros metais como o cobre ou magnésio, proporcionam melhorias significativas em termos de eficácia de travagem, comportamento em curva e aceleração.

Se o objectivo é, essencialmente, fazer uma condução fora-de-estrada, já as jantes em aço poderão trazer consigo algumas vantagens. Para além da óbvia vantagem em termos de custos, a superior rigidez estrutural do aço permite aos condutores evitarem alguns percalços decorrentes de embates com rochas ou outros obstáculos.

Para além da sua composição, as jantes apresentam algumas características, que variam de marca para marca, e que passaremos a expor:

1. Furação e PCD:
Na escolha de jantes para os nossos Land Rover dever-se-á sempre ter em conta a sua furação. Como é do conhecimento geral, os Land Rover utilizam jantes com 5 furos, pelo que sempre que se pretendam adquirir novas jantes se deva ter este aspecto em conta. Já os jipes de origem nipónica utilizam, geralmente, jantes de 6 furos.
Para além desta particularidade, dever-se-á verificar qual o seu PCD (pinch circle diametre), isto é, qual a medida, em milímetros, do diâmetro de um circulo imaginário que passa pelo centro de cada furo, uma vez que varia consoante o modelo ou marca.

2. Dimensões das jantes
As dimensões das jantes são determinadas em função de duas características: a sua largura e o seu diâmetro. Usualmente definidas em polegadas (1 polegada=2,54cm), as dimensões normais utilizadas nos Land Rover são as 7x15'', 7,5x16'', 8x17''. Contudo, poder-se-ão encontrar, para o mesmo diâmetro, jantes com outras larguras.
Na hora da escolha, é aconselhável, uma vez mais, ter em consideração a utilização a dar ao veículo. Assim, se diâmetros maiores permitem uma melhoria das prestações TT, uma vez que podem contribuir para aumentar a distância ao solo, por outro lado, têm o inconveniente de elevar o centro de gravidade do veículo e prejudicar a sua estabilidade em inclinações laterais mais acentuadas. Para além deste aspecto, também o seu maior peso e custo deverão merecer atenção e também as questões associadas à sua homologação.

3. ET - Offset de uma jante
O offset ou ET de uma jante corresponde à distância existente entre a sua superfície de montagem, isto é, o local onde a mesma é fixada ao eixo, à linha imaginária que divide a sua largura em duas partes iguais. O offset será positivo sempre que a superfície de montagem se localize na metade da jante voltada para o exterior. Já se se localizar na metade voltada para o interior, o offset será negativo. Será zero se a superfície de montagem coincidir exactamente com o meio da jante.
A escolha de jantes com offset negativo é frequente nos praticantes de todo-o-terreno, uma vez que permite obter alguma largura adicional entre rodas e obter estabilidade adicional. Contudo, deve-se acautelar o facto dos pneus não tocarem nos pára-lamas ou outras partes da carroçaria e da suspensão ser capaz de manter a direcção centrada em andamento. Sempre que necessário, poder-se-ão utilizar espaçadores para corrigir o ET de uma jante.

4. Espaçadores
Os espaçadores consistem num disco metálico que se coloca entre a jante e o eixo e servem para modificar o offset da jante. O objectivo da sua montagem consiste em aumentar a largura das vias, beneficiando o comportamento em curva e a estabilidade perante inclinações laterais.

5. Erros conta-quilómetros
Caso haja diferenças significativas de dimensões do conjunto jante/pneu relativamente aos valores de origem, poderão verificar-se erros no conta-quilómetros. Para obviar este problema, devem manter-se dimensões idênticas às de origem ou então compensar diferenças através do diâmetro da jante e/ou altura do pneu.

6. Homologação
De origem, vêm averbadas ao Livrete/Documento Único Automóvel as jantes homologadas para o modelo em questão. Assim, quaisquer outras medidas carecem de homologação, sob pena da viatura sofrer anotações na IPO. Mais ainda, a utilização de jantes e pneus não homologados é susceptível de aplicação de multa pelas autoridades policiais, havendo, inclusive, relatos de apreensão de documentos da viatura até a homologação das novas dimensões estar efectuada.
Para o efeito, deverão dirigir-se à DGV e solicitar o averbamento de nova medida de jantes/pneus. Para proceder à sua alteração é necessário que, previamente, a marca do veículo emita uma declaração atestando, com as respectivas medidas, quais os pneumáticos que podem vir a ser utilizados no mesmo sem pôr em risco a sua segurança.

Eduardo Pinheiro

Saudações Land Rover TMT

Referências:
http://www.dgv.pt/faq/veiculos.asp
http://www.dbr-net.com/4x4landservice/images_pR/JANTES.jpg
www.newman4x4.com/images/DA5004.jpg
http://www.pneus-oleos.com/index.php/content/view/37/41/
http://www.aceleras.com/html/viewtopic.php?p=66820&sid=ea238a73907f005cc3a826a5592404d4

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