quinta-feira, 28 de junho de 2007

Os Lands não se medem aos palmos...


Se é verdade que os homens se não medem aos palmos, não o é menos que os Land Rover também não!

Sejam Séries, Range Rover, Defender ou Discovery; de metal, plástico, ou outro material; qualquer que seja a escala, um Land Rover é sempre Land Rover.

Esta é a colecção de miniaturas LR do confrade Marco Antunes, de Mirandela. No acervo, encontramos um Série I de 1949 e quatro Série III, uma ambulância duas pick-up 109 e um station wagon, seis Range Rover Classic, entre os quais o Range 1 de duas portas de 1970 e o Range VSD, vencedor do Paris Dakar de 1981, três Range P38, um deles dos bombeiros, três Freelanders, quatro Defender, 90 e 110 station wagon, e três Discovery, dos quais dois 300 Tdi e um TD5. Refira-se que o Range Classic Branco foi alvo de uma preparação caseira, tendo sido alteada a suspensão, colocado o snorkel e os faróis no tejadilho.

Este é um parque automóvel digno da maior inveja. Pena é não serem à escala 1:1...

Visite toda a colecção aqui:

http://picasaweb.google.com/tunes07/MiniaturasLR?authkey=CZRcPnPytjA

Saudações Land Rover TMT

segunda-feira, 25 de junho de 2007

1.º Mês do Land Rover TMT



Completámos, no passado Sábado, o primeiro mês de existência on-line.
Neste curto espaço de tempo procurámos informar todos os amigos e entusiastas da Land Rover de alguns eventos de interesse geral, tendo feito ainda a cobertura de alguns, como foi o caso do Passeio de Macedo de Cavaleiros e o Rates Billing 2007.

Iniciámos também uma série de Posts temáticos, com a Ficha Técnica n.º 1 dedicada às Jantes, a que se sucederão outras temáticas relevantes.

Com mais de 930 visitas neste mês, encaramos com muito optimismo o futuro, esperando continuar a obter de todos os amigos LR transmontanos e não só o óptimo feed-back e apoio até então demonstrados.

Muito obrigado a todos.

Eduardo Pinheiro
Marco Antunes

Land Rover TMT

terça-feira, 19 de junho de 2007

Ficha Técnica n.º 1 - Jantes


Um dos componentes mais importantes dos nossos Land Rover, quer para a segurança e conforto dos passageiros, quer para o próprio design e estilo exteriores, são as jantes. Sejam elas de liga leve ou de aço, têm algumas características e especificações técnicas que procuraremos descrever nesta ficha técnica, assim como vantagens e inconvenientes.

As jantes são, antes de mais, os componentes do veículo que suportam os pneus. Dependendo das suas características, poderão incrementar o seu desempenho, permitir uma condução mais segura e minimizar o desgaste dos pneus, quer em estrada, quer na prática de todo-o-terreno.

Para uma utilização maioritariamente em estrada, as jantes de liga leve são as mais aconselhadas, dado o seu reduzido peso, desenho e composição. Assim, para além da economia de peso e consequente redução de consumo de combustível, também o desenho da jante e a sua composição em metais com grande capacidade de dissipação de calor, maioritariamente em alumínio (cerca de 80%) e outros metais como o cobre ou magnésio, proporcionam melhorias significativas em termos de eficácia de travagem, comportamento em curva e aceleração.

Se o objectivo é, essencialmente, fazer uma condução fora-de-estrada, já as jantes em aço poderão trazer consigo algumas vantagens. Para além da óbvia vantagem em termos de custos, a superior rigidez estrutural do aço permite aos condutores evitarem alguns percalços decorrentes de embates com rochas ou outros obstáculos.

Para além da sua composição, as jantes apresentam algumas características, que variam de marca para marca, e que passaremos a expor:

1. Furação e PCD:
Na escolha de jantes para os nossos Land Rover dever-se-á sempre ter em conta a sua furação. Como é do conhecimento geral, os Land Rover utilizam jantes com 5 furos, pelo que sempre que se pretendam adquirir novas jantes se deva ter este aspecto em conta. Já os jipes de origem nipónica utilizam, geralmente, jantes de 6 furos.
Para além desta particularidade, dever-se-á verificar qual o seu PCD (pinch circle diametre), isto é, qual a medida, em milímetros, do diâmetro de um circulo imaginário que passa pelo centro de cada furo, uma vez que varia consoante o modelo ou marca.

2. Dimensões das jantes
As dimensões das jantes são determinadas em função de duas características: a sua largura e o seu diâmetro. Usualmente definidas em polegadas (1 polegada=2,54cm), as dimensões normais utilizadas nos Land Rover são as 7x15'', 7,5x16'', 8x17''. Contudo, poder-se-ão encontrar, para o mesmo diâmetro, jantes com outras larguras.
Na hora da escolha, é aconselhável, uma vez mais, ter em consideração a utilização a dar ao veículo. Assim, se diâmetros maiores permitem uma melhoria das prestações TT, uma vez que podem contribuir para aumentar a distância ao solo, por outro lado, têm o inconveniente de elevar o centro de gravidade do veículo e prejudicar a sua estabilidade em inclinações laterais mais acentuadas. Para além deste aspecto, também o seu maior peso e custo deverão merecer atenção e também as questões associadas à sua homologação.

3. ET - Offset de uma jante
O offset ou ET de uma jante corresponde à distância existente entre a sua superfície de montagem, isto é, o local onde a mesma é fixada ao eixo, à linha imaginária que divide a sua largura em duas partes iguais. O offset será positivo sempre que a superfície de montagem se localize na metade da jante voltada para o exterior. Já se se localizar na metade voltada para o interior, o offset será negativo. Será zero se a superfície de montagem coincidir exactamente com o meio da jante.
A escolha de jantes com offset negativo é frequente nos praticantes de todo-o-terreno, uma vez que permite obter alguma largura adicional entre rodas e obter estabilidade adicional. Contudo, deve-se acautelar o facto dos pneus não tocarem nos pára-lamas ou outras partes da carroçaria e da suspensão ser capaz de manter a direcção centrada em andamento. Sempre que necessário, poder-se-ão utilizar espaçadores para corrigir o ET de uma jante.

4. Espaçadores
Os espaçadores consistem num disco metálico que se coloca entre a jante e o eixo e servem para modificar o offset da jante. O objectivo da sua montagem consiste em aumentar a largura das vias, beneficiando o comportamento em curva e a estabilidade perante inclinações laterais.

5. Erros conta-quilómetros
Caso haja diferenças significativas de dimensões do conjunto jante/pneu relativamente aos valores de origem, poderão verificar-se erros no conta-quilómetros. Para obviar este problema, devem manter-se dimensões idênticas às de origem ou então compensar diferenças através do diâmetro da jante e/ou altura do pneu.

6. Homologação
De origem, vêm averbadas ao Livrete/Documento Único Automóvel as jantes homologadas para o modelo em questão. Assim, quaisquer outras medidas carecem de homologação, sob pena da viatura sofrer anotações na IPO. Mais ainda, a utilização de jantes e pneus não homologados é susceptível de aplicação de multa pelas autoridades policiais, havendo, inclusive, relatos de apreensão de documentos da viatura até a homologação das novas dimensões estar efectuada.
Para o efeito, deverão dirigir-se à DGV e solicitar o averbamento de nova medida de jantes/pneus. Para proceder à sua alteração é necessário que, previamente, a marca do veículo emita uma declaração atestando, com as respectivas medidas, quais os pneumáticos que podem vir a ser utilizados no mesmo sem pôr em risco a sua segurança.

Eduardo Pinheiro

Saudações Land Rover TMT

Referências:
http://www.dgv.pt/faq/veiculos.asp
http://www.dbr-net.com/4x4landservice/images_pR/JANTES.jpg
www.newman4x4.com/images/DA5004.jpg
http://www.pneus-oleos.com/index.php/content/view/37/41/
http://www.aceleras.com/html/viewtopic.php?p=66820&sid=ea238a73907f005cc3a826a5592404d4

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Festa do 5º Aniversário Landmania



Nos próximos dias 14 e 15 de Julho irá realizar-se na Quinta do Barreiro, em Sever do Vouga, a festa do 5º Aniversário do Landmania Clube de Portugal.

Atendendo a que muitos de nós são sócios do referido clube, vimos divulgar o evento no nosso blogue.

O programa das festas contempla variadas actividades, desde o passeio TT com a imprescindível pista de obstáculos, desportos de aventura, animação nocturna, venda de produtos Land Rover, entre outros.

As inscrições são limitadas a 200 LR e estão abertas até 30 de Junho.

O Land Rover TMT estará presente, ficando desde já lançado o repto para se organizar uma "expedição transmontana" ao evento.

Saudações Land Rover TMT

terça-feira, 5 de junho de 2007

Billing 2007 - A reportagem Land Rover TMT



Depois de um fim-de-semana de emoções fortes em Rates, Póvoa de Varzim, o repórter Marco Antunes, do Land Rover TMT, relata o que de melhor se passou no Billing nacional, onde acorreram massivamente entusiastas Land Rover de todo o país.

Num agradável espaço, onde a paisagem e toda a envolvência convidam os visitantes a relaxarem do stress do dia-a-dia, pudemos encontrar, uma vez mais, um magnífico encontro dos aficionados da marca de Solihull.

A pista de obstáculos, com os cruzamentos de eixos radicais e com as valas a fazerem as delícias dos condutores, o espaço Camel Trophy, com um veterano Range Rover de 1978, aos espaços destinados aos vendedores de equipamento TT e peças Land Rover, foram, entre outros, os ingredientes do sucesso do evento.



Mereceu ainda destaque, a possibilidade de testar o novíssimo Defender 2007 que mereceu a nossa aprovação, com distinção. Completamente renovado ao nível dos interiores, muito ao estilo do Discovery III, com bancos confortáveis e melhorados, insonorização eficiente e inclusão, no painel de instrumentos, do imprescindível conta-rotações, promete aos potenciais compradores um nível de conforto nunca visto neste modelo.



Também ao nível do seu desempenho, o novo Defender 2007 não compromete e faz jus à tradição de décadas. O novo motor de origem Ford (Transit!!!), de 2400 cc, apresenta um excelente binário, disponibilizando potência a baixas rotações.

Esta versão, de 7 lugares, vem equipada com ar condicionado e controlo de tracção e ABS que, para além das questões de conforto e segurança em estrada, se revelam muito eficientes na condução em todo-o-terreno. Contudo, nas aventuras fora de estrada, é sempre recomendável adicionar-se um botão para desligar o ABS.

A experiência foi espectacular e recomenda-se!

Parabéns à organização e até 2008...

Marco Antunes

Fotos do evento aqui:

sábado, 2 de junho de 2007

De pequenino, se traça o destino...




Como é de pequenino que se traça o destino, nada melhor que presentear as crianças (não tivesse sido ontem o seu dia mundial) com prendas e bolos sugestivos.
O João, transmontano e grande aficionado Land Rover, de dois anos, "pediu" para o seu aniversário (a 9 de Maio último) um bolo muito especial, com o formato de um dos seus "brinquedos" favoritos: o Range da família.
Como o melhor do mundo são as crianças, deveremos, sempre que possível, concretizar os seus desejos...

Saudações LR TMT