terça-feira, 6 de novembro de 2007

Ficha Técnica n.º 2 - Caixa de Transferências


Os veículos de todo-o-terreno têm disponível, para além da tradicional caixa de velocidades, uma outra, denominada caixa de transferências. Este recurso é fundamental pois permite accionar as relações de caixa redutoras, assim denominadas a partir da terminologia inglesa: low range, que reduz as velocidades numa relação aproximada de 2:1. (Legenda: 1 - Caixa de velocidades; 2 - Caixa de transferências; 3 - Diferenciais e eixos; 4 - Sistema de roda livre em jipes de construção convencional)
A caixa de transferências apresenta as posições H, N e L, correspondentes às relações “altas”, neutral e “redutoras”. Para uma utilização normal em estrada ou fora dela dever-se-á seleccionar a posição H. Caso se pretenda utilizar o motor para accionar um guincho mecânico, por exemplo, dever-se-á utilizar a posição H, sendo que, neste caso, não haverá transferência de potência para os eixos e rodas. Por fim, caso se pretenda fazer uma utilização fora de estrada mais radical, para fazer face a subidas ou descidas íngremes, ou ainda para facilitar a capacidade de carga e de reboque da viatura dever-se-á seleccionar a posição L, uma vez que permite obter o máximo torque do motor a baixas velocidades. Contudo, dever-se-ão ter em conta algumas precauções sempre que se accione esta posição, nomeadamente circular a velocidades reduzidas, desejavelmente não superiores a 50 Km/h e evitar acelerações ou desacelerações demasiado bruscas, de forma a não danificar os diferenciais, engrenagens ou os eixos, devido ao aumento do torque e à sua possível distribuição desajustada pelos dois diferenciais.

Para engatar as “redutoras” na generalidade dos modelos mais antigos existe uma alavanca suplementar, para além da convencional alavanca das velocidades. Caso não se trate de um veículo com tracção integral permanente, como é o caso dos Land Rover actuais, dever-se-á engatar previamente a opção 4x4. Já nos modelos mais recentes existem sistemas electrónicos para o efeito.
Em ambos os casos, o engate das redutoras deve ser feito com o veículo parado.

Fontes:
www.webventureuol.uol.com.br;www.camaradasdoniva.com.br

Saudações Land Rover TmT

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